terça-feira, 18 de janeiro de 2011

INVEJA

Al Ammar proferia suas palestras numa dependência da Mesquita, pontualmente, após a quinta oração diária. Eram várias as perguntas dirigidas ao sábio. Estava presente naquele dia e relato aqui uma delas:
"Mestre, eu sou apenas um filósofo, não sou rico, mas sou vítima de tantas críticas injustas e isto me deixa muito tristonho!"
"Filho meu, em suas palavras você já me disse tudo! Filósofo? Amigo do saber, da visão mais profunda e crítica de todas as coisas! Portanto, um homem que sabe manipular o conhecimento e a sabedoria. Com certeza, será pra sempre perseguido e criticado. A inveja é um dos piores defeitos da alma humana. O invejoso pode comprar quase todas as coisas materiais que os outros possuem. Se não puder comprar imediatamente, ele não perde a esperança de ganhar em um jogo ou futuramente adquirí-las. Mas só tem uma coisa que o invejoso por mais rico que seja não pode comprar. É a mente de um filósofo. Então, seu único caminho é reduzí-lo através de críticas injustas e imerecidas. Você não é capaz de intuir, meu filho, a quantidade de críticas que sofri em minha vida. Até mesmo de minha própria parentela. Mas enquanto os ratos aninham suas migalhas, as águias sobrevoam os campos, dos píncaros das montanhas!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário